sexta-feira, 21 de maio de 2010

Perdidos em Lages

Há algum tempo atrás, estivemos na cidade de São Lourenço do Oeste (SC). São aproximadamente 8 horas de viagem, a maioria dela na SC 470, famigerada por seus buracos. Saímos no sábado pela manhã com uma programação agendada para sábado a noite, domingo pela manhã e também a tarde. Após isso, voltaríamos para Blumenau, pois queríamos descansar um pouco uma vez que pegaríamos no batente na segunda-feira de manhã.

Logo após a apresentação da tarde o Julian juntou suas coisas e zarpou. Eu, como estava muito cansado e morrendo de medo de pegar no sono enquanto dirigia, optei por ir para o hotel, tomar um banho e tirar uma soneca antes de viajar.

Foi onde começou a Odisséia do meu companheiro que, por desconhecer a estrada, temeu pegar o caminho que chegava a Lages. Sua preocupação tinha fundamento já que os elementos de uma rodovia movimentada foram dando lugar a uma paisagem escura e inabitada. Percebeu da pior forma possível que não existe uma situação que seja tão ruim que não possa piorar. O combustível estava chegando ao fim e o celular estava sem área. É nesse momento que se usa de uma forma desesperadora o telefone do céu, que também parecia estar sem área.

- Se eu estiver indo para Lages, vou acabar ficando no meio do caminho, não tenho combustível para ir muito longe. – Pensava alto Julian para a “tranquilidade” de sua esposa ao lado.

Foi quando, no meio do nada, suas orações foram atendidas. Eis que surge uma luz no fim do túnel, ou melhor, em algum ponto da estrada. Era um posto de combustível que graças a Deus estava atendendo. Momento mais que oportuno de parar e pedir informações.

- Com licença senhor. - chamou Julian para o atendente. – Para que lado fica Lages? Está muito longe daqui?

- O senhor está em Lages. - respondeu o frentista, certo de que tinha dado uma boa nova. O que ele não sabia era que o motorista perdido queria saber onde ficava Lages, justamente para não ir pra lá. Passado o susto, agradeceu o frentista e seguiu em frente, desta vez com direção certa à Blumenau.

Por falta de uma boa sinalização, por desconhecer o caminho e por falta de um mapa, Julian se perdeu em algum ponto da estrada.

Para não cair novamente no mesmo erro, tomamos uma decisão: Compramos um GPS.

As vezes ele nos manda seguir por caminhos que desconhecemos e até duvidamos de que esteja certo, mas podemos ter certeza de que estamos na rota.

Essa situação ilustra bem nossa passagem aqui neste mundo. Temos uma estrada que Deus nos colocou para percorrer. E, para ter certeza de que não iríamos nos perder pelo caminho, Ele deixou um GPS chamado Bíblia. Ela é o mapa para seguir sempre no caminho certo.

O problema, é que muitos não sabem utiliza-lo. Deixam-no desligado justamente na encruzilhada da decisão que vai dar o rumo da vida. Optam pelas decisões que palpitam no seu coração, apesar da Bíblia afirmar que enganoso é o coração do homem.

Deixar Deus dirigir nossas vidas é como utilizar o GPS. Tem vezes que você não entende como está em determinado caminho, mas tem certeza que está seguindo em direção ao destino determinada por Ele. Mesmo que não entendamos porque estamos passando por determinadas estradas, podemos estar certos de que estamos no CENTRO DA VONTADE DE DEUS.

O pior dessa história toda, é que 3 horas depois, a história se repetiu novamente comigo. Consegui errar do mesmo jeito que ele. Ah se naquele dia eu tivesse um GPS.

2 comentários:

  1. Gostei da comparação GPS X Bíblia, ótima reflexão!

    ResponderExcluir
  2. Belo Texto... é incrível como algumas pessoas conseguem ser cômicas até em um texto sério e com profundidade...
    Parabéns...

    ResponderExcluir